2017 - Oficinas PIBID História FGV

• Ynaê Lopes dos Santos

OFICINAS PIBID HISTÓRIA FGV – 2017

Ynaê Lopes dos Santos

(Coordenadora Institucional do PIBID-História FGV)

 No ano de 2017 foi dada continuidade no Projeto PIBID-FGV que passou a ter uma nova professora Supervisora na Escola Amaro Cavalcanti, a professora Fabíola da Silva Camargo; tal mudança significou que ao longo do ano de 2017 os bolsistas tiveram contato direto com alunos e alunas do Primeiro Ano do Ensino Médio, ampliando assim a experiência deles no estágio docente. Vale ressaltar que no primeiro semestre de 2017, os bolsistas e o programa PIBID História-FGV estiveram sob a coordenação da professora Vivian Fonseca, tendo em vista que a coordenadora Ynaê Lopes dos Santos estava de licença maternidade. Ao longo desse primeiro semestre, bolsista tiveram que lidar com as intercorrências de greve que marcaram a vida escolar dos alunos do Amaro Cavalcanti. Ainda assim, junto com a professora Vivian Fonseca eles conseguiram dar continuidade ao estudo da historiografia mais recente sobre Ensino de História (sob perspectiva mais teórica), por meio de estudos feitos na própria Fundação Getúlio Vargas, bem como e puderam acompanhar as aulas da professora supervisora e ajuda-la na construção de aulas sobre a história do Brasil Colônia tendo como enfoque a questão indígena, para contemplar as exigências da Lei 11.645/2008.

 No segundo semestre de 2017, a professora Ynaê Lopes dos Santos reassumiu a coordenação do projeto. Com a normalização das atividades do Colégio Amaro Cavalcanti, os bolsistas, a professora Fabiola Silva e a coordenadora fizeram algumas reuniões nas quais discutiram o currículo que seria trabalhado com os alunos, bem como elaboraram uma série de oficinas nas quais os conteúdos principais (previstos no currículo mínimo) seriam abordados por meio da vida e obra de personagens ímpares do período colonial do Brasil e que, durante muito tempo, foram relegados da história dita oficial. Dessa feita, os estudantes tiveram contato com biografias para, a partir delas, acessarem questões cruciais da colonização no Brasil. Cada um dos 5 bolsistas foi responsável pela execução das oficinas, embora a elaboração das mesmas tenha sido realizada conjuntamente. Vale dizer que essas oficinas foram gravadas pelo Núcleo Audiovisual do CPDOC-FGV e fizeram parte de um documentário que está disponível no site do PIBID História-FGV, material que serviu como fechamenro da experiência do projeto na Fundação Getulio Vargas.

ORGANIZAÇÃO DAS OFICINAS MINISTRADAS PELOS BOLSISTAS PIBID 2017: Clique aqui.