Seminário Pibid-FGV História

Data da atividade: 

06/11/2014
  • Caderno de campo

Autor: 

  • Layssa Bauer Von Kulitz

Já na metade do ano eu e todos os outros participantes do projeto Pibid da FGV havíamos marcado a data para o seminário Pibid, evento exigido pela Capes. Isso significa que desde nossas primeiras empreitadas no Colégio Estadual Amaro Cavalcanti até nossos outros projetos de apresentação no Enalic posteriormente iniciados, nós nos deparávamos com a necessidade futura de armarmos um evento aberto a outros projetos Pibid do Rio de Janeiro que transmitisse a nossa atuação ao longo do ano no circuito público de educação, em particular no ensino de história.

Foram convidados ao evento muitos outros núcleos Pibid, entre eles o da Uerj, Ufrj e Uff. Claro que nem todos os projetos Pibid presentes no Rio de Janeiro puderam atender ao convite da coordenadora Verena Alberti, o que não impediu o evento de estar lotado.

Muito vieram no dia 6 de dezembro. A programação foi dividida em três mesas, cada qual contendo duas universidades que dividiriam seu tempo entre os projetos Pibids para falar de suas descobertas. Alguns núcleos Pibid foram apresentados por seus coordenadores, outros por seus bolsistas e alguns outros por seus professores supervisores, o que, a meu ver, matizou ainda mais a discussão sobre o ensino escolar de história na rede pública. Ouvindo colegas da área falarem do aspecto do ensino na posição de professores universitários, professores do ensino fundamental e médio e alunos de graduação, fez sincronizar diversos universos de discussão, todos interessados no mesmo assunto.

Ficamos por último na programação de apresentações, afinal éramos os anfitriões daquela reunião. Até então haviam sido levantados debates bem ricos com os núcleos Pibid das outras universidades, todas com muito mais milhagem que a gente.

Nossa apresentação foi curta e ao ponto. Falamos do que havíamos desenvolvido até então, de nossas dificuldades, de nossos anseios. E fomos ouvidos. Muitos vieram conversar conosco no final do evento, demonstrando interesse em nossas colocações.

No geral, devo dizer que a experiência de realização de nosso seminário Pibid foi bastante produtiva e revigorante.