Seminário Pibid-FGV História - Contexto

• Documento de trabalho

• Verena Alberti

Contexto de realização do Seminário Pibid-FGV História

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi instituído em 2010 com o objetivo de aperfeiçoar a formação de docentes por meio da inserção de estudantes de licenciatura no contexto das escolas públicas, sob orientação de docentes das instituições de ensino superior (IES) e de professores das escolas.

O projeto Pibid-FGV História foi aprovado pelo Edital Capes nº 61/2013 e iniciou suas atividades em março de 2014. Somos, portanto, novatos no Pibid e nossa equipe ainda é pequena: cinco bolsistas de iniciação à docência, licenciandos do nosso curso de História; um bolsista supervisor, professor do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, nossa escola parceira, e uma bolsista que acumula as funções de coordenadora institucional e coordenadora da área de história. A Comissão de Acompanhamento do Pibid-FGV História é formada por quatro docentes da Escola de Ciências Sociais e representantes dos segmentos de bolsistas.

De acordo com a Capes, cada IES deve realizar, anualmente, seu seminário institucional de iniciação à docência. A equipe do Pibid-FGV História considerou que essa seria uma ótima oportunidade de trocarmos experiências (incluindo êxitos e preocupações) com outros Pibids de história do Rio de Janeiro e de nós aprendermos com as demais equipes e projetos da área.

Nem todos os coordenadores e bolsistas puderam atender ao convite, mas já temos a expressiva participação de projetos da Uerj (CAP e FFP), da UFF e da UFRJ. Podemos dizer que se trata de um primeiro passo para a articulação dos Pibids de história do Rio de Janeiro, e certamente haverá outros projetos integrados no futuro.