• Exercício de Escrita

    BIOGRAFIAS DE PERSONAGENS DO PÓS-ABOLIÇÃO

    Esse documento constitui parte das atividades realizadas pelos bolsistas PIBID História FGV no ano de 2017. Como parte das atividades realizadas, o exercício de escrita sobre importantes personagens do Pós Abolição foi uma etapa interessante, na qual os bolsistas puderam experimentar novas formas de escrever sobre sujeitos históricos que viveram na Primeira República do Brasil (1889-1930) e que ainda hoje seguem invisibilizados pela historiografia oficial. Dessa feita, os bolsistas não só estudaram a trajetória de duas personagens pouco estudadas (sobretudo nos bancos escolares), mas também fizeram um exercício de sensibilização para pensar e experimentar novas formas de contar histórias e produzir o saber histórico em sala de aula.

    CLIQUE PARA BAIXAR O TEXTO COMPLETO

    Data da atividade:
    15/08/2018
    Autor:
    Vinicius Caetano; Lenilson Naveira; Arthur Pereira
  • Relatório Final PIBID - Camilla Caetano

    RELATÓRIO DA OFICINA DO PIBID

    Texto de autoria do bolsista de iniciação à docência Camilla Caetano La Pasta, 2015-2016

    O presente artigo tem como objetivo relatar e analisar a experiência de uma aula de História sobre Mulheres e o Brasil Império no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES ministrada pela aluna da Fundação Getulio Vargas (FGV) Camilla Caetano La Pasta. A oficina foi ofertada para alunos e alunas do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado, no Rio de Janeiro, no dia treze de novembro de 2015.

    CLIQUE PARA BAIXAR O TEXTO COMPLETO

    Data da atividade:
    14/08/2018
    Texto informativo
    Autor:
    Camilla Caetano La Pasta
  • Relatório Final PIBID - Marcos Guilherme

    RELATÓRIO DA OFICINA DO PIBID

    Texto de autoria do bolsista de iniciação à docência Marcos Guilherme Barros, dezembro de 2015

    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que é um órgão de fomento à pesquisa do governo federal com programas de graduação em licenciatura em todo o país e tem por objetivo fomentar o magistério do ensino básico. Os cursos de graduação estabelecem um convênio com uma escola de ensino básico da rede pública e os alunos que desenvolvem as atividades são contemplados com bolsas, como uma forma de incentivo.

    CLIQUE PARA BAIXAR O TEXTO COMPLETO

    Data da atividade:
    13/08/2018
    Texto informativo
    Autor:
    Marcos Guilherme Barros
  • Questionário - Colégio Amaro Cavalcanti 2015

    Questionário para alunos do ensino médio do Colégio Amaro Cavalcanti 2015

     

    CLIQUE PARA BAIXAR O TEXTO COMPLETO

    Data da atividade:
    12/08/2018
    Documento de trabalho
    Autor:
    Ynaê Lopes dos Santos