2016 - Oficinas PIBID História FGV

Data da atividade: 

13/08/2018
  • Texto informativo

Autor: 

  • Ynaê Lopes dos Santos

 

OFICINAS PIBID HISTÓRIA FGV – 2016

Ynaê Lopes dos Santos

(Coordenadora Institucional do PIBID-História FGV)

 

 

 O primeiro semestre de 2016 foi marcado pela paralisação das atividades escolares (em grande parte ligadas à questões salariais e à discordância de parte dos professores frente os mecanismos avaliativos impostos pelo governo), bem como pelo movimento de ocupação estudantil da escola, movimento esse que ganhou força nos últimos anos em diferentes localidade do país. A fim de compreender mais a fundo quais eram as questões que estavam sendo levantadas pelos estudantes que organizaram a ocupação do Colégio Amaro Cavalcanti, os bolsistas fizeram algumas visitas ao colégio durante a ocupação, movimento que suscitou polêmicas e divergências entre os próprios alunos, os professores e os pais da escola. A partir da constatação dessas múltiplas falas, surgiu a ideia de documentar tal movimento tentando ouvir sua polifonia: compreender as razões e reinvindicações dos estudantes e professores que eram favoráveis ao movimento, bem como analisar os argumentos daqueles que se mostraram contrários a ele. Desse modo, depois de algumas reuniões e fazendo uso da metodologia de História Oral (um dos carros-chefes da pesquisa histórica desenvolvida no CPDOC-FGV), os bolsistas elaboraram um questionário que foi aplicado a diferentes sujeitos. Esse material coletado em vídeo e áudio foi decupado e transformado no pequeno curta-metragem “Ocupações: uma visão de Dentro”, que logo estará disponível no site do projeto, bem como nas redes sociais. Com a normalização das atividades escolares no segundo semestre, houve a necessidade em se repensar todo o calendário escolar, que precisou ser “condensado” na segunda metade do ano. Com isso, o objetivo inicial de trabalhar pormenorizadamente as questões raciais (para além do que está sugerido no Currículo Mínimo) teve que ser substituído por oficinas que facilitassem o cumprimento de conteúdos essenciais para alunos do 2º e, sobretudo, do 3º ano (pressionados pelas provas de vestibular e do ENEM). A descrição dessas oficinas pode ser melhor observada abaixo.  Vale dizer, que no segundo semestre houve a substituição de dois bolsistas (tendo em vista a formatura de dois alunos da licenciatura). 

 

 

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