• Análise do “Currículo Mínimo de História 2012”

    Análise do “Currículo Mínimo de História 2012”, do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

    Texto de autoria do bolsista de iniciação à docência André Ramos Ielo, 14 de julho de 2014

               O currículo mínimo de história se apresenta, em sua introdução, como um guia sobre que conceitos de história devem ser abordados nos respectivos anos e bimestres escolares e, ainda, sobre quais “habilidades e competências” devem ser desenvolvidas pelos alunos, além de procurar levar aos alunos discussões acerca dos direitos humanos, cidadania e igualdade através das aulas e dos conceitos e temas históricos tratados em sala de aula. No que se refere a sua estrutura, o currículo é dividido em quatro partes: a apresentação, a introdução, o currículo do sexto ao nono ano do ensino fundamental e, depois, do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. Durante a leitura da apresentação e da introdução percebe-se que, de acordo com o texto, o ponto forte do currículo pretende ser ensinar comportamento cidadão e ético através do ensino da história. Na introdução, por exemplo, lê-se que o enfoque dado ao currículo “almeja produzir efeitos na vida dos alunos ao dar importância às identidades dos sujeitos envolvidos no cotidiano escolar como cidadãos, como agentes de inclusão e de promoção social” (p. 3). Espera-se que o educando, “ao fim do processo escolar, participe ativamente da sociedade como cidadão, seja a partir de sua inserção no mundo do trabalho, seja na continuidade dos seus estudos ou em quaisquer outras experiências” (p. 3).

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    Data da atividade:
    14/07/2014
    Análise de documento
    Autor:
    André Ramos Ielo
  • Análise da prova Saerjinho

    Análise da prova Saerjinho Avaliação Diagnóstica ; Ciências Humanas e Ciências da Natureza; terceiro ano; primeiro bimestre”

    Texto de autoria do bolsista de iniciação à docência André Ramos Ielo, 6 de abril de 2014

             O que percebi, após uma leitura mais aprofundada da prova, foi a proposta positiva por parte daqueles que a elaboraram. Creio que, assim como o colégio Amaro Cavalcante, essa prova demonstra um grande potencial a ser explorado. Mas, para explicar isso melhor, é preciso esclarecer alguns dos meus pontos de vista sobre as características da prova em si, como do que já analisei e li sobre o colégio.

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    Data da atividade:
    06/04/2014
    Análise de documento
    Autor:
    André Ramos Ielo