Primeira reunião com Josimar Costa

21/05/2014
  • Caderno de campo

• Layssa Bauer Von Kulitz

No dia 21 de maio fizemos nossa primeira reunião com o novo professor supervisor do Amaro Cavalcanti, Josimar Costa. O professor Vitor Paulo desligou-se oficialmente do projeto.

Por e-mail foi-nos instruído que deveríamos apresentar nessa reunião sugestões para as atividades e procedimentos possíveis do projeto, além de apresentar nossas análises, tarefas e resumos feitos em cima dos projetos pedagógicos da escola, dos sítios disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), do currículo mínimo da rede estadual de educação, etc.

O professor Josimar, ao contrário de seu colega Vitor Paulo, parece estar mais empenhado em suas aulas. Ele guarda portfólios de atividades e aulas que fez com seus alunos. De acordo com ele, nos primeiros dias de aula ele passa um questionário para seus alunos, com o intuito de conhecê-los melhor. Ele passa também muitos textos, faz muitos exercícios de interpretação, redação e leitura com seus alunos, pois eles usualmente tem problemas de escrita e leitura. Além do questionário inicial, o professor Josimar passa, no final do ano, outro questionário perguntando a seus alunos como julgaram as aulas de história daquele ano.

Aparentemente a introdução que o professor faz a seus alunos ao ofício do historiador passa pela discussão do criacionismo e do evolucionismo. Ele informa os alunos sobre mecanismos de datação arqueológicos, como o carbono 14, para iniciar um debate acerca do tempo, do início da humanidade, do início da disciplina da história, etc.

Além de ser professor do Amaro Cavalcanti, Josimar é diretor há 13 anos do Colégio Estadual Maranhão, em Pilares, também no Rio.