• Texto apresentado no Enalic

    SAERJ E SAERJINHO COMO AVALIADORAS ESTADUAIS DOS CONHECIMENTOS ESCOLARES DE HISTÓRIA

    Felipe Brito Macedo; Layssa Bauer Von Kulitz; Verena Alberti

    Resumo

    Ao iniciarmos o projeto Pibid-FGV História, em março deste ano de 2014, no Colégio Estadual Amaro Cavalcanti (Ceac), na cidade do Rio de Janeiro, nós, integrantes do projeto, nos deparamos com muitos problemas cotidianos da rede estadual de educação. Entre esses problemas, atentamos para as provas do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), elaboradas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora, cuja implantação envolve algumas disputas políticas. Trata-se de uma avaliação unificada para toda a rede estadual, surgida em 2008,, no contexto de implantação de sistemas de avaliação estaduais e municipais censitários em todo território brasileiro, principalmente a partir de 2005, após a implantação da Prova Brasil. Devido aos maus resultados do Rio de Janeiro nas avaliações federais, diversas mudanças ocorreram na política educacional, e o Saerj surgiu no contexto dessa nova orientação, como avaliação diagnóstica, com conteúdo alinhado a um currículo mínimo revisado e padronizado para toda a rede.

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    Data da atividade:
    12/12/2014
    Texto apresentado em congresso
    Autor:
    Verena Alberti; Felipe Brito Macedo; Layssa Bauer von Kulitz
  • Apreciação das provas do Saerjinho

    Apreciação das três provas do Saerjinho, encaminhada aos bolsistas Layssa von Kulitz e Felipe Macedo, como subsídio para a elaboração do texto do Enalic.

    Documento de trabalho de autoria de Verena Alberti

    Apreciação das três provas do primeiro bimestre de 2014 – 1º, 2º e 3º anos

    Há uma grande incidência de sites entre as fontes. Sugiro verificar quais são os sites e fazer tabelamento deles – há uma repetição de sites, que, talvez, fosse interessante registrar. Creio que só vi um único caso de referência correta. Trata-se da questão I-35 (o número em romanos corresponde à prova do 1º ano). Vendo tantos sites sendo citados, não espanta ver que professores reproduzam material de “sua pesquisa.com” para trabalhar em sala. Achei curioso que a referência da questão I-33 fosse “scielo”, como se não houvesse um autor, um artigo etc.

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    Data da atividade:
    17/10/2014
    Documento de trabalho
    Autor:
    Verena Alberti
  • História do Ceac

    Trajetória histórica do prédio sede do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti

    Texto de autoria do bolsista de iniciação à docência Caio Pagin Vilas Boas, 26 de setembro de 2014

    O Colégio Estadual Amaro Cavalcanti faz parte de um grupo seleto de oito prédios, que ficaram conhecidos como “escolas do imperador” e foram construídos entre 1870 e 1877. Tais prédios ganharam esse “título” pois foram edificados a mando do imperador Pedro II, após esse recusar a ereção de uma estátua em sua homenagem para comemorar a vitória brasileira na guerra contra o Paraguai (1864-1870).

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    Data da atividade:
    26/09/2014
    Autor:
    Caio Pagin Vilas Bôas
  • Projeto pluralidade étnica

    PROJETO : Pluralidade Étnica e Cultural no Brasil

    A LEI

    Todas as escolas públicas e particulares da educação básica devem ensinar aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras. Desde o início da vigência da Lei nº 10.639, em 2003, a temática afro-brasileira se tornou obrigatória nos currículos do ensino fundamental e médio.

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    Data da atividade:
    29/07/2014
    Documento de trabalho
    Autor:
    Josimar Costa
  • Cronologia sobre o Saerj e o Saerjinho

    Cronologia sobre o Saerj e o Saerjinho, com base em notícias divulgadas nas páginas do governo do estado do Rio de Janeiro

    Documento de trabalho elaborado pelo bolsista de iniciação à docência Felipe Macedo, 24 de julho de 2014

    21/03/2011

    Seeduc anuncia o início do Saerjinho (avaliações bimestrais). Provas apenas de matemática e português

    http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=378145

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    Data da atividade:
    24/07/2014
    Documento de trabalho
    Autor:
    Felipe Brito Macedo

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