2015 - Oficinas PIBID História FGV
Data da atividade:
- Texto informativo
Autor:
- Ynaê Lopes dos Santos
OFICINAS PIBID HISTÓRIA FGV – 2015
Ynaê Lopes dos Santos
(Coordenadora Institucional do PIBID-História FGV)
Em março de 2015 o projeto PIBIB-FGV passou por duas mudanças em sua equipe. A primeira foi a substituiçao da Coordenação do Projeto: a professora Verena Alberti (responsavel pela implementação do Projeto) foi substituída pela professora Ynaê Lopes dos Santos.
Três bolsistas de iniciação à docência foram substituídos em março de 2015 seguindo os regulamentos estipulados pelo PIBID-CAPES. Devido às significativas mudanças na equipe foi necessário realizar um reconhecimento da etsrutura escolar e das atividades pedagógicas. Para tanto, foram realizadas: Observações do espaço físico da escola e do cotidiano escolar; participação em conselhos de classe; reunião com a direção escolar; acompanhamento de aulas do professor supervisor; produção de cadernos de campo periódicos; conversas informais com os alunos em diferentes situações, buscando conhecer seus perfis e expectativas; oficina de fontes históricas. As atividades foram objeto de reflexão nos cadernos de campo.
A partir da observação da estrutura e do cotidiano escolar do Ceac, a equipe PIBID-FGV considerou ser de crucial inportância conhecer de forma mais sistematizada os alunos do colégio, e para isso elaborou um questionário para o alunato, cujo objetivo era identificar as opiniões e os anseios deles no que diz respeito aos conteúdos trabalhados em sala de aula, bem como sobre as possíveis medotologias utilizadas nesse processo de ensino-aprendizagem . O questionário foi aplicado para todos os alunos do 2os. e 3os, anos do Colégio Amaro Cavalcanti.
As respostas dadas pelos alunos do Ceac passaram por análises quantitativas e qualitativas pela equipe do PIBID-FGV.
Esse dados foram longamente debatidos pela equipe e, a partir deles, cada um dos bolsistas de iniciação à docência ficou a incumbência de elaborar uma oficina para os alunos que, em parte atendessem as questóes que foram colocadas pelo alunato do Ceac.
A partir dos dados coletados no questionário aplicado aos alunos do Ceac, bem como pelas análises críticas da bibliografia sobre ensino de História, cada um dos bolsistas de Iniciação à docência ficou imcumbido de desevolver uma oficina de Ensino de História que atrelasse debates sobre atualidade (uma das principais demanadas dos alunos do Ceac, segundo o questionário) com temáticas e conteúdos previstos pelo Currículo Mínimo adotado pelas escolas do Estado do Rio de Janeiro. As oficinas também deveriam ser pensadas a partir do amplo debate sobre as diferentes práticas pedagógicas do processo de ensino-aprendizado do Ensino de História, fazendo com o que os bolsistas de iniciação à docência balisassem suas escolhas a partir de determinados suportes didáticos – tais como análise textual, análise documental, análise audio-visual (veja tabela abaixo).
Depois de realizadas todas as oficinas – que embora tenham sido ministradas por um bolsista em específico, contaram com a ajuda dos demais integrantes do projeto -, cada bolsista elaborou uma relatório final sobre a oficina ministrada. Nesses documentos, os bolsistas fizeram uma auto-análise de sua experiência docente, examinando não apenas as oficinas em si, mas como elas foram compreendidas e absorvidas pelos alunos (que fizeram avaliações das mesmas), e como essa experiênca prática dialogou com questões teóricas e medotoógicas debatidas ao longo do anos de 2015
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