Texto de autoria da bolsista de iniciação à docência Layssa Bauer Von Kulitz, 16 de abril de 2014
Pibid é a sigla para Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Ele é um programa administrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, que, por sua vez, é um órgão vinculado ao Ministério da Educação. O Pibid tem por finalidade “fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira”, como está disposto no Art. 1º do Decreto nº 7.219, de junho de 2010, que o instituiu. Todas as informações institucionais sobre o programa podem ser encontradas em http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid.
Como funciona o Pibid?
Um projeto Pibid requer o envolvimento de duas instituições de ensino: uma instituição de ensino superior e uma instituição escolar de ensino. Ele exige que uma instituição de ensino superior se convenie com uma instituição de ensino escolar para, juntas, pensarem em um projeto a ser enviado à Capes. Esse projeto deve ter por objetivo, como está descrito no Art. 3º do Decreto nº 7.219,
I – incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; II – contribuir para a valorização do magistério; III – elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; IV – inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino aprendizagem; V – incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; VI – contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura; VII – contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.
Uma vez que o projeto for aprovado pela Capes, a instituição de ensino superior deve escolher, no mínimo, cinco estudantes de licenciatura para atuarem como bolsistas de iniciação à docência no projeto; um professor coordenador institucional vinculado à instituição de ensino superior, o qual, quando o projeto tem o número mínimo de bolsistas, atua também como coordenador de área, e um professor supervisor vinculado à instituição escolar de ensino.
Depois de formado, esse corpo de alunos bolsistas, ajudado pelos professores acadêmicos e professores escolares, irá pôr em prática o seu projeto, realizando atividades junto à escola, junto aos alunos e junto aos professores, visando sempre a construção de relações e conhecimentos que introduzam os alunos bolsistas no ambiente escolar e que, mais ainda, os ajudem a pensar maneiras cada vez melhores de aprimorar a dinâmica de ensino-aprendizagem escolar.