O Colégio Estadual Amaro Cavalcanti (Ceac) funciona num belíssimo prédio no Largo do Machado, bairro do Catete, no Rio de Janeiro, inaugurado como uma das “escolas do imperador” em 1875. Desde 1963 funciona como colégio estadual, inicialmente do estado da Guanabara e atualmente do estado do Rio de Janeiro.
Informações a respeito do alunado do Ceac foram fornecidas pela direção da escola em reunião realizada no dia 12 de fevereiro de 2014. Há 27 turmas de 1ª série do ensino médio, 16 turmas de 2ª série, sete turmas de 3ª série e oito turmas de educação de jovens e adultos (EJA). As turmas têm, em média, de 30 a 40 alunos, mas há casos de turmas com até 50 alunos. A faixa etária, segundo documento fornecido pela escola, varia de 14 a 60 anos. Calculou-se um total de 2.357 alunos na escola, na data da mencionada reunião.
O Ceac faz parte do sistema educacional do governo do estado do Rio de Janeiro e, como tal, está subordinado à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro. Ele integra a Regional Administrativa e Pedagógica VI, também conhecida como Metropolitana VI, de acordo com estrutura estabelecida por decreto estadual de 2011.