Acompanhamento das aulas de história e elaboração de texto

26/01/2015

• Layssa Bauer Von Kulitz

Com a aprovação do nosso resumo de trabalho intitulado “Saerj e Saerjinho como avaliadoras estaduais dos conhecimentos escolares de história” no V Encontro Nacional de Licenciaturas\IV Seminário Nacional do Pibid, Felipe Macedo e eu demos início à produção de uma apresentação oral e visual para o dito evento, assim como a de um artigo a ser publicado nos anais do evento.

Como a bibliografia referente à temática é bastante escassa, o processo de feitura do artigo se provou um tanto mais desafiador. Realizamos diversas reuniões, algumas juntamente com a coordenadora Verena Alberti, para que pudéssemos pensar em uma estratégia argumentativa e analítica que nos permitisse pensar em como o Saerjinho tem agido na esfera estadual de educação juntamente ao Currículo Mínimo.

Paralelamente à realização deste trabalho, continuei minhas visitas semanais ao Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, assistindo, quando possível, às aulas de história de sexta-feira do professor Josimar. Já no começo do 2º semestre de 2014 eu consegui estabelecer uma familiaridade com certas turmas, o que me permitiu um caminho de entrada a discussões bastante ricas com os alunos sobre sua realidade escolar. Foi-me possível também dar assistência ao professor Josimar em algumas aulas.

No início de 2014 minha relação com os alunos era mais formal e definitivamente menos dialógica. Com minhas visitas frequentes ao Colégio, sempre com as mesmas turmas, percebi uma mudança brusca nas maneiras com que a minha presença foi recebida pelos alunos. O final do 2º semestre de 2014 fez com que eu notasse a fluidez com que eu agora conseguia me relacionar com os alunos, cujos nomes eu já sabia de cor e vice-versa. Tal mudança facilitou enormemente as aulas que exigiam minha assistência. Assim como abriu uma porta para que eu pudesse tirar minhas dúvidas com os alunos acerca das percepções de suas próprias vidas escolares.