Conselho de classe

Data da atividade: 

11/04/2014
  • Caderno de campo

Autor: 

  • Ana Lúcia Milhomens

Dia 11 de abril de 2014 Conselho de Classe [Turmas do turno da noite, Ensino Médio regular e EJA], 18h30m.

Aguardei no foyer, com Layssa e André, o início do conselho, numa sala do térreo do colégio. Chegaram entregadores de pizza para a sala do conselho e os professores foram bem receptivos a nossa presença. Estão presentes: 15 professores e a diretora adjunta Deborah Zouain. Uma das professoras, de nome Fernanda, avisa que, na sala da coordenação, ao lado do livro preto, ficará uma pasta, com material para consulta. Naquele momento estavam com 50 filmes (lista), sobre o Golpe de 64. Disse que os professores sugeriram temas para o mural (Henfil) e avisou que farão um sarau (Chico Buarque). A diretora adjunta pediu que os professores fizessem, de bimestre a bimestre, a lista dos alunos em recuperação e dos recuperados. A diretora adjunta enunciou os números das turmas e informou a movimentação: o número de alunos transferidos e de alunos novos (deu o nome, o número e a data em que entraram). Em seguida, fez algumas perguntas: - A turma é interessada? - Assiduidade? - Disciplina? - Algum responsável deve ser chamado? - Houve recuperação paralela? - Recuperaram? Os professores presentes responderam as questões sobre as turmas em que lecionam. Notei que havia, em geral, muita movimentação nas turmas, sempre alguns alunos entrando e saindo. O controle dos alunos incritos pareceu um pouco falho e houve divergência sobre a grafia correta do nome de alguns alunos (as fichas parecem ser manuscritas). Uma professora informou que tinha duas listagens de determinada turma. Outra disse que tinha outros dois números de alunos. Essa profª recebeu como resposta que deveria mandá-los para a secretaria, onde seriam colocados no sistema. Um dos professores observou que, no EJA, existiam vários alunos na pauta que não constavam no Conexão. Disse temer que a secretaria fechasse a turma, porque estava bem menor no Conexão. Outro professor também avisou que uma aluna chegou com um papel e que ele recebeu a instrução de que ela deveria procurar a secretaria, para entrar no sistema. As respostas dadas pelos professores às perguntas da profa. Deborah Zouain, no conselho, foram bem sucintas. Para a pergunta se a turma é interessada, as respostas variaram entre: participativa; boa; parcialmente, metade é e metade não; quando é em grupo não se encaixa; desapegada; a turma é boa, pega as coisas até mais rápido que as outras; boa de se trabalhar, participativa; participa até demais; tem muita dificuldade de leitura, mas são esforçados; duas alunas não fazem nada, acho que não gostam de mim; Quanto à assiduidade, as respostas variaram entre: só um que não; apenas dois alunos não são assíduos e gostaria que dessem uma prensa; uma aluna acho que desistiu; o número x nunca veio; outra professora disse que, com ela, o número x veio (não foi considerado "evadido", passível de corte pela direção); a aluna y só veio fazer a prova (a resposta da direção foi que não se podia cortar); o fulano nunca veio, não conheço; o número z só veio uma vez; começou bem e está pior; uma aluna não veio a três avaliações (a resposta foi que, se ela voltasse, assinaria um “termo de compromisso”). Quanto à disciplina, as respostas foram: melhorou, parecia que ia ser a pior turma da escola; boa; a aluna x é inteligente, mas agita bastante; existe um grupo que agita; regular; ah, turminha danada! alguns alunos conversam baixinho (nesse caso, a resposta recebida foi “bota para fora!”- seguida do aviso jocoso de que existe uma cadeira virada para a parede na coordenação – “é o cantinho da disciplina”).