Mensagem do professor supervisor

Data da atividade: 

10/03/2015
  • Caderno de campo

Autor: 

  • Josimar Costa

Mensagem recebida de Josimar Costa sobre as atividades como bolsista supervisor


De: Josimar Costa
Enviada em: terça-feira, 10 de março de 2015 21:18
Para: Verena Alberti
Assunto: Re: RES: RES: texto para site do Pibid

 

Olá Verena

Segue abaixo o relatório resumido.

Um abraço.

Josimar Costa

 

Em 2014 tive uma experiência muito gratificante ao participar como professor supervisor do PIBID/FGV.  Tive oportunidade de voltar à academia e participar de discussões sobre a docência e práticas pedagógicas em História.

O contato com os bolsistas contribuiu tanto na aprendizagem dos alunos do C.E. Amaro Cavalcanti, no interesse pelos conteúdos de História, quanto nas demais disciplinas.

Além disso, a atividade me motivou e tornou minhas aulas mais dinâmicas e atrativas. Era um grande prazer poder compartilhar experiências com pessoas detentoras de informações atuais sobre a História. Aprendi muito ao discutirmos com os bolsistas, conceitos e fatos históricos.

Os bolsistas sugeriram novas atividades, interagiram com os alunos, participaram de outras desenvolvidas na escola, como reunião do Grêmio Escolar, Conselhos de Classe e visitas pedagógicas. Discutimos os conteúdos das avaliações externas do estado do Rio de Janeiro (Saerjinho e SAERJ). Tive ainda suas ajudas para aplicação e correção das avaliações.

Foram, também, desenvolvidas atividades de avaliação do arquivo do colégio para verificar como promover a viabilidades de trabalhar com os documentos históricos da escola junto com os alunos.

Além disso, propuseram que as avaliações e os resultados fossem debatidos entre os alunos. Essa ação provocou muitas reflexões e mudanças em nossa forma de avaliar os conteúdos de História.

Nesse primeiro ano como professor supervisor tive a oportunidade de auxiliar com sugestões na elaboração do regimento interno do PIBID/FGV e na elaboração do site.

No início, senti receio com a presença dos bolsistas. Afinal, estaria exposto e sujeito a suas críticas. Tive receio de que trouxessem impressões preconceituosas com relação aos alunos e professores de escola pública. Essa impressão foi logo desfeita graças aos contatos realizados em reuniões promovidas pela professora coordenadora Verena Alberti, onde discutimos várias questões sobre educação e escola pública no Brasil.

Acredito que a experiência foi muito enriquecedora para todos os envolvidos e espero desenvolvermos todos os projetos previstos para esse ano.