Mensagem do professor supervisor
Data da atividade:
- Caderno de campo
Autor:
- Josimar Costa
Mensagem recebida de Josimar Costa sobre as atividades como bolsista supervisor
De: Josimar Costa
Enviada em: terça-feira, 10 de março de 2015 21:18
Para: Verena Alberti
Assunto: Re: RES: RES: texto para site do Pibid
Olá Verena
Segue abaixo o relatório resumido.
Um abraço.
Josimar Costa
Em 2014 tive uma experiência muito gratificante ao participar como professor supervisor do PIBID/FGV. Tive oportunidade de voltar à academia e participar de discussões sobre a docência e práticas pedagógicas em História.
O contato com os bolsistas contribuiu tanto na aprendizagem dos alunos do C.E. Amaro Cavalcanti, no interesse pelos conteúdos de História, quanto nas demais disciplinas.
Além disso, a atividade me motivou e tornou minhas aulas mais dinâmicas e atrativas. Era um grande prazer poder compartilhar experiências com pessoas detentoras de informações atuais sobre a História. Aprendi muito ao discutirmos com os bolsistas, conceitos e fatos históricos.
Os bolsistas sugeriram novas atividades, interagiram com os alunos, participaram de outras desenvolvidas na escola, como reunião do Grêmio Escolar, Conselhos de Classe e visitas pedagógicas. Discutimos os conteúdos das avaliações externas do estado do Rio de Janeiro (Saerjinho e SAERJ). Tive ainda suas ajudas para aplicação e correção das avaliações.
Foram, também, desenvolvidas atividades de avaliação do arquivo do colégio para verificar como promover a viabilidades de trabalhar com os documentos históricos da escola junto com os alunos.
Além disso, propuseram que as avaliações e os resultados fossem debatidos entre os alunos. Essa ação provocou muitas reflexões e mudanças em nossa forma de avaliar os conteúdos de História.
Nesse primeiro ano como professor supervisor tive a oportunidade de auxiliar com sugestões na elaboração do regimento interno do PIBID/FGV e na elaboração do site.
No início, senti receio com a presença dos bolsistas. Afinal, estaria exposto e sujeito a suas críticas. Tive receio de que trouxessem impressões preconceituosas com relação aos alunos e professores de escola pública. Essa impressão foi logo desfeita graças aos contatos realizados em reuniões promovidas pela professora coordenadora Verena Alberti, onde discutimos várias questões sobre educação e escola pública no Brasil.
Acredito que a experiência foi muito enriquecedora para todos os envolvidos e espero desenvolvermos todos os projetos previstos para esse ano.