Primeira reunião com Josimar Costa
Data da atividade:
- Caderno de campo
Autor:
- Ana Lúcia Milhomens
Reunião com o professor Josimar Costa no CPDOC
O prof. Josimar nos fez um relato das suas atividades, constituiu uma mémória através de diversos trabalhos e relatos dos alunos que arquiva. Nos contou que os alunos do Ceac são de diversas localidades. Segundo ele, os alunos escolhiam a escola em função da sua qualidade e atualmente é o endereço da residência que determina essa opção. O prof. nos contou que, na primeira aula, costuma fazer uma apresentação, falar das regras da escola (não atender celular, pedir para sair, etc.) e entrega um questionário para os alunos. Nos mostrou o questionário e diversos relatos dos alunos na primeira pessoa, sobre as suas vidas (familiar e escolar) e expectativas. No final do ano, costuma pedir uma avaliação para os alunos. O prof. tem dois tempos seguidos no mesmo dia. Disse que faz um roteiro das atividades. Contou que alguns alunos escrevem muito bem e que faz muitas atividades com texto e interpretação (com, no mínimo, 40 linhas). Alguns alunos do colégio vêm do “Ginásio Carioca”.[1]
O prof. Josimar considera temas sensíveis na sala de aula o criacionismo e a evolução das espécies. Apresenta esses temas dentro da disciplina e espera que os alunos tragam as questões. Nos contou que, na administração anterior da escola, para fazer os projetos tinha que pedir autorização à direção . Agora, com a profª Sílvia (que é de história) como diretora, não precisa mais.
O prof. Josimar dá aos alunos um prêmio de “Culminância do Projeto de História”, confere um certificado com a assinatura da diretora-geral.
Quanto aos livros, disse que os alunos recebem os livros didáticos mas que não gostam. Segundo ele, que é diretor de outro colégio do estado, em Pilares, comparados com os alunos de comunidade, mais agressivos, os do Ceac são mais dóceis.
Disse que o estado dá uma verba de manutenção (R$ 0,40 – diária) por aluno e que a escola não fornece uniforme. Na escola que dirige, em Pilares, exige o uniforme. Quando chegou lá, os alunos iam de bermudas, descalços, de chinelos. Disse que o uniforme é também uma forma de controle, que dá segurança. Nos disse que acha que a profª. Sílvia terá problemas no Ceac, quando chegarem os uniformes. Segundo ele, ela não exigiu o uso, por não ter como controlar. E os alunos preferem ir com as suas roupas.
[1] Ginásio Experimental Carioca é um programa criado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em 2011 em algumas escolas de segundo segmento (do 6º ao 9º anos) da rede municipal de ensino. Ver http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?id=2285016, consultado em 24/6/2014.