Primeiro contato com o Saerjinho

02/04/2014
  • Caderno de campo

• Ana Lúcia Milhomens

Dia 2 de abril de 2014. Visita ao Colégio Estadual Amaro Cavalcanti (Ceac), às 15h

Cheguei ao Largo do Machado um pouco antes da hora marcada e vi muitos alunos do colégio dispersos pela praça, principalmente em frente à escola. Conversei com um grupo de alunos que estão no último ano do ensino médio e não têm nenhum projeto, não sabem o que vão fazer. Um dos alunos disse que pretende ir para o Exército. Disseram que não tinham interesse em nenhuma disciplina, mas gostavam de uma professora de química. Era dia de avaliação bimestral do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerjinho); os alunos saíram do Ceac muito cedo e não foi possível conversar com as turmas 1015 e 1019, como havíamos planejado. A profª. Verena conseguiu, na coordenação, com as profªs. Leda e Márcia, diretoras adjuntas do Ceac, exemplares dos cadernos de prova para examinarmos. Nos dirigimos ao café do Oi Futuro para uma reunião. Nessa reunião fizemos uma primeira avaliação das provas aplicadas aos alunos e resolvemos dividi-las entre os bolsistas, para análise.

Combinamos as nossas próximas visitas: dia 10 de abril [quinta-feira, das 18h às 19h05 (turmas 1017 e 2015) e intervalo 17h55 às 18h20] dia 16 de abril [quarta-feira, de 15h25 às 17h05 (turmas 1015 e 1019)]; dia 11 de abril - Conselho de classe, às 18h30 (turmas da noite e EJA); dia 14 de abril , segunda-feira, proposta de reunião com a profª. Deborah Zouain, diretora adjunta, às 18h30.