Reunião da CAP
Data da atividade:
- Documento de trabalho
Autor:
- Verena Alberti
Pauta da reunião da Comissão de Acompanhamento do Pibid (CAP) de 23/7/2014
Mensagem enviada aos membros da CAP
De: Verena Alberti
Enviado: segunda-feira, 21 de julho de 2014 18:32
Para: Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos; Vivian Luiz Fonseca; Americo Oscar Guichard Freire; Josimar Costa; Thiago Nascimento Krause; aandre ramos
Cc: Ana Lúcia de Matos Milhomens; Caio Pagin Vilas Boas; Felipe Brito Macedo; Layssa Bauer von Kulitz
Assunto: pauta reuniao CAPibid e regimento
Caros membros da CAP,
Encaminho a pauta para nossa reunião de depois de amanhã, 4a feira, dia 23 de julho, na sala 411, às 14:30 (espero que todos possam antecipar a reunião de 15:00 para as 14:30).
Como combinamos, convidei os demais bolsistas de iniciação à docência para participarem também da reunião, aproveitando que ainda somos poucos. Por isso, esse email segue com cópia para eles.
PAUTA
1. Regimento interno Pibid-FGV História.
- Algumas definições necessárias, para completar o regimento:
i. Instrumentos de avaliação
ii. Egressos
2. Estrutura do site, a ser lançado proximamente.
3. Reuniões com outros coordenadores institucionais, em torno do Forpibid. Ver http://www.paulorosa.docente.ufms.br/FORPIBID/index.html.
4. Alguns pontos do projeto e do documento de ajustes da proposta, documentos que enviamos à Capes antes do início efetivo do projeto.
2. Estrutura do site, a ser lançado proximamente.
3. Reuniões com outros coordenadores institucionais, em torno do Forpibid. Ver http://www.paulorosa.docente.ufms.br/FORPIBID/index.html.
4. Alguns pontos do projeto e do documento de ajustes da proposta, documentos que enviamos à Capes antes do início efetivo do projeto.
O primeiro assunto é o regimento interno do Pibid, que cabe à CAP elaborar. Fiz uma proposta (anexa), para já partirmos de algo concreto. Numa busca, no Google, achei alguns regimentos já existentes, que também envio anexos, para o caso de alguém querer dar uma olhada.
Depois de a CAP elaborar o regimento interno, precisamos aprovar o documento no colegiado da Graduação e ainda solicitar a apreciação do Jurídico da FGV. A Capes pede que o regimento seja encaminhado a ela até 14 de setembro, quando completamos seis meses de projeto. Por isso precisamos cuidar logo desse assunto.
É claro que a pauta está aberta a sugestões.
Abraço,
Verena
Relato da reunião da Comissão de Acompanhamento do Pibid (CAP) de 23/7/2014
Mensagem enviada aos membros da CAP
De: Verena Alberti
Enviado: sexta-feira, 25 de julho de 2014 11:37
Para: Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos; Vivian Luiz Fonseca; Americo Oscar Guichard Freire; Josimar Costa; Thiago Nascimento Krause; aandre ramos
Cc: Ana Lúcia de Matos Milhomens; Caio Pagin Vilas Boas; Felipe Brito Macedo; Layssa Bauer von Kulitz
Assunto: relato reuniao CAP
Olá a todos,
Nossa reunião de anteontem, dia 23 de julho, foi bem proveitosa. Estiveram presentes todos os membros da CAP. Os demais bolsistas de iniciação à docência, além do representante André Ielo, não puderam comparecer.
Boa parte da reunião foi dedicada à apreciação da proposta de regimento interno que todos receberam e que, no geral, foi aprovada. Com relação à definição dos "instrumentos de acompanhamento dos egressos do Pibid", item que, segundo a Capes, deve constar do regimento, resolvemos fazer uma consulta ao Setor de Colocação Profissional da FGV para saber se e como ele pode nos ajudar. Já escrevi ao João Marcelo a respeito e, depois, à própria Beralda solicitando auxílio. Assim que esse ponto estiver definido, mando a versão do regimento para vocês.
Com relação aos instrumentos de avaliação, que foram mencionados no documento de ajustes da proposta que enviamos à Capes, decidimos manter a redação do item do regimento como está - isto é, relatórios semestrais e anuais avaliados pelos coordenadores e pela CAP -, mas decidimos implementar outra forma de registro do desempenho dos bolsistas, que não precisa constar do regimento, à qual voltaremos depois que os primeiros relatórios semestrais dos bolsistas tiverem sido redigidos (isto é, depois de setembro). Os relatórios semestrais podem nos dar subsídios para a elaboração desses novos instrumentos.
Debatemos também a estrutura do site, que, no geral, também foi aprovada. Houve mais duas sugestões interessantes, que vou passar para a Suemi e o Rodrigo: um counter para contar os visitantes do site e um espaço possível para contribuição dos discentes do próprio colégio Amaro Cavalcanti. Estou sistematizando e aprontando todos os textos e fotos para passar para a Suemi e o Rodrigo.
Relatei brevemente a reunião com outros coordenadores institucionais em torno da criação do Forum de Coordenadores do Pibid e mencionei as reuniões que serão realizadas ainda esse ano.
André e eu também relatamos o trabalho que fizemos de análise do site da Seeduc e do Saerj, inclusive a elaboração do resumo para submissão de trabalho, por parte de Layssa e Felipe, ao V Enalic, que ocorrerá em Natal, em dezembro.
Quanto aos documentos que havíamos enviado à Capes antes do início efetivo do projeto, conversamos sobre os pontos sobre os quais temos de ter atenção. Américo lembrou que se trata de um projeto de quatro anos e que não necessariamente temos de cumprir todos os pontos ali elencados em 2014. O prof. Josimar disse que muitas das ações poderão ser desenvolvidas sem problema ainda esse ano, como a realização de visitas, junto com ele e com os alunos, a museus e instituições de memória - ele está planejando uma visita ao Museu da República -, o acompanhamento das aulas de história e o trabalho interdisciplinar com outros professores. Ele também convidou os bolsistas de iniciação a participar de uma atividade de seleção de livros a serem adquiridos pelo colégio para trabalho de temas específicos.
Observamos que precisamos nos concentrar na atividade de avaliação do arquivo do colégio para verificar como podemos trabalhar com os documentos históricos da escola junto com os alunos do próprio Ceac. Como, no projeto para a Capes, essa ação foi relacionada aos 50 anos do Ceac e aos 50 anos do golpe de 1964, será preciso fazer algo pertinente ainda em 2014, relacionado à "descomemoração do golpe". O prof. Josimar disse que o acervo fotográfico da escola parece ser bastante rico - podemos verificar isso - e que certamente e diretora Silvia Cabral, que também é historiadora, acolheria com satisfação uma proposta nossa de deslocar a parte do arquivo que está em local úmido e não adequado a uma sala mais apropriada.
Quanto ao exame de documentos institucionais do Ceac, ação que também consta do nosso projeto e dos ajustes da proposta que enviamos à Capes, o prof. Josimar disse que o novo Projeto Político Pedagógico do colégio, que estava sendo refeito, já ficou pronto e que ele pode enviá-lo para nós. O regimento/regulamento também pode ser disponibilizado para nós, ainda que não seja específico do Ceac, e sim comum a todas as escolas estaduais.
Conversamos também sobre o seminário Pibid. Todos ficaram de consultar suas agendas sobre a possibilidade de confirmarmos o dia 7 de novembro, 6a feira, como data possível para o seminário. Outra data que havíamos aventado em reunião anterior foi a 5a feira, 6 de novembro. Seria bom se pudéssemos fechar logo essa data. Todos acharam também interessante a ideia de convidar coordenadores da área de história de outros Pibids do Rio para uma mesa debatendo as questões suscitadas pelos respectivos projetos. Pensamos que seria possível concentrar as atividades do seminário numa tarde: uma mesa com os coordenadores de história e outra, em seguida, com a equipe do nosso Pibid.
Talvez alguém se lembre de mais alguma coisa de que tratamos. Nesse caso, é só escrever para todos e completar esse relato.
Abraço e bom fim de semana,
Verena