V Enalic

Data da atividade: 

12/12/2014
  • Caderno de campo

Autor: 

  • Layssa Bauer Von Kulitz

Felipe Macedo e eu fomos a Natal, Rio Grande do Norte, no dia 7 de dezembro de 2014 para apresentarmos nosso artigo “Saerj e Saerjinho como avaliadoras estaduais dos conhecimentos escolares de história”, aceito no V Encontro Nacional de Licenciaturas\IV Seminário Nacional do Pibid, realizado dos dias 8 a 12 de dezembro de 2014 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Como a organização do congresso só conseguiu lançar a programação do evento alguns dias antes do início das atividades do mesmo, sem dúvida devido ao volume de oficinas, apresentações e palestras, Felipe e eu já havíamos reservado nosso voo para o dia 7. Não sabendo o dia de nossa apresentação achamos melhor ficar durante toda a semana do evento para que, independente do dia que fosse agendada nossa apresentação, estivéssemos presentes.

Alguns dias antes do nosso voo, ficamos sabendo que só precisaríamos apresentar nosso artigo às 12h do dia 12, último dia do evento. Tal arranjo nos deu tempo suficiente para revermos nossa apresentação oral e visual, assim como nos possibilitou explorar o resto do evento.

O Enalic foi sem dúvida o maior evento que eu já tive a oportunidade de presenciar. Só a programação impressa excedia 800 páginas. Paralelamente às muitas apresentações de trabalhos, palestras, mostras etc., havia ainda uma programação cultural do evento, que incluía apresentações musicais e poéticas diárias.

Infelizmente, justamente devido à magnitude do evento, todas as apresentações e atividades aconteciam paralelamente a muitas outras, o que fez com que o público do congresso ficasse muito espaçado. A minha experiência pessoal com congressos, simpósios e encontros me faz pensar que esses eventos muitas vezes têm como intuito principal a formação de uma rede dialógica de profissionais, que, a partir do evento, podem permanecer em contato. Contudo, eventos gigantes como o Enalic não permitem a construção dessa rede comunitária com tanta facilidade, pois, com milhares de pessoas se apresentando ao mesmo tempo, os grupos individuais que vão ao evento ou atendem às apresentações de maior prestígio ou às apresentações de conhecidos. Esse foi exatamente o meu caso.

Claro que, por ser um dos maiores eventos de licenciatura do Brasil, é esperada do Enalic tamanha riqueza de temáticas e áreas. Isso é definitivamente algo positivo. Eu pude entrar em contato com outras disciplinas que passavam por problemas muito similares aos meus durante a licenciatura. Todavia, vale repetir, por conta do atraso no lançamento da programação do evento e por causa da magnitude do mesmo, eu fiquei pela maior parte de minha estadia atordoada.