Mensagem sobre o site Pibid-FGV História
Data da atividade:
- Documento de trabalho
Autor:
- Verena Alberti
Mensagem sobre a elaboração e o lançamento do site Pibid-FGV História enviada aos professores da Comissão de Acompanhamento do Pibid, ao coordenador e à subcoordenadora de Graduação e à nova coordenadora institucional do Pibid
De: Verena Alberti
Enviada em: quinta-feira, 5 de março de 2015 11:44
Para: Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos; João Marcelo Ehlert Maia; Americo Oscar Guichard Freire; Thiago Nascimento Krause; Leticia Carvalho de Mesquita Ferreira; Vivian Luiz Fonseca; Ynaê Lopes dos Santos
Assunto: site Pibid
Caros professores da Comissão de Aperfeiçoamento do Pibid (CAP) e caros João, Leticia e Ynaê,
Viva, o site do Pibid ficou pronto! Ei-lo: http://pibid.cpdoc.fgv.br/.
Gostei do resultado e espero que vocês gostem também.
Podemos dizer que esse primeiro ano de vigência do projeto Pibid-FGV consistiu, sem dúvida, na implantação do programa na Escola de Ciências Sociais, tendo como marco principal a aprovação de seu regimento, que, por exigência da Capes, deve ser elaborado em até seis meses depois do início do projeto. Além disso, apesar das muitas dificuldades e de diversos percalços, foi possível desenvolver atividades bem interessantes e produzir resultados consistentes.
A primeira seção do site, "O projeto", traz informações sobre o próprio Pibid, o nosso projeto e sua equipe, e disponibiliza toda a documentação que o programa gerou, desde o projeto enviado à Capes, passando pelas portarias de criação do programa e da CAP, na FGV, pelo regimento aprovado no colegiado de Graduação e na Pró-Reitoria, pelos editais de seleção dos bolsistas, até o Relatório parcial referente a 2014, no qual vocês poderão encontrar uma "narrativa" do que foi feito até aqui. O relatório segue, é claro, o modelo ditado pela Capes. Penso que os documentos aqui disponibilizados ajudarão outros programas Pibid, que poderão se inspirar nos nossos para elaborar seus editais, regimentos etc. Ao lado do link para o site da Capes, a disponibilização desses documentos tem uma função de "utilidade pública", digamos assim, além de privilegiar a transparência: estão ali, para todos verem, nosso projeto, o parecer da Capes, nossa resposta ao parecer, o plano de trabalho etc.
Na seção "Onde atuamos", o assunto é o Colégio Estadual Amaro Cavalcanti (Ceac) e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro. Tanto na seção "O projeto" como na "Onde atuamos", dividimos, entre os bolsistas de iniciação à docência, textos de análise ou de apresentação dos assuntos estudados. Layssa escreveu o texto sobre o Pibid; Caio, o texto sobre a história do prédio do Ceac; Ana Lúcia, Felipe e André, cada um, um texto analisando uma seção do site da Seeduc. Todos esses textos reaparecem, ao lado de outros, na seção "Textos produzidos". Como já comentei com João e Ynaê, a redação desses textos implicou em várias idas e vindas (umas mais, outras menos) dos textos entre mim e os bolsistas. Uma das finalidades do Pibid, e uma das funções dos coordenadores, é desenvolver estratégias “para que o bolsista aperfeiçoe o domínio da língua portuguesa (...) de modo a promover a capacidade comunicativa do licenciando”. Todos os textos produzidos pelos bolsistas e que foram publicados no site passaram por essas idas e vindas, e acredito que esse trabalho tenha contribuído para o aperfeiçoamento do domínio da língua.
A seção "Atividades" registra todas as atividades empreendidas ao longo do ano e reúne muitos documentos que elas geraram, como emails, cadernos de campo, pautas de reuniões etc. Podemos fazer uma busca por assunto e escolher, por exemplo, "Forpibid" ou "Saerj", e aparecerão todos os registros referentes a esses assuntos. Muitas atividades vêm acompanhadas de imagens e várias são complementadas com links que levam a outros documentos, bastando clicar sobre a palavra destacada. Muitas também podem ter "utilidade pública". Por exemplo, registrei o recebimento de mensagem do Forpibid encaminhando a "Carta de Natal", elaborada em dezembro, e o registro dessa atividade vem com um link para a referida "Carta". De alguma forma, essa seção foi inspirada no modo como pensamos a organização de arquivos: priorizando os eventos que geraram os documentos. Há aqui vários cadernos de campo interessantes, que os bolsistas (uns mais, outros menos) escreveram. Na verdade, é preciso insistir bastante com eles para que produzam essas reflexões. A ideia do Pibid é de promover uma prática reflexiva da docência. Nada como refletir, em um caderno de campo, sobre o que se experimentou, se viu etc.
Na seção "Atividades", como na seção "Textos produzidos", é possível filtrar os registros pelos meses, por autores e por tipo de documento, como vocês podem verificar pelo menu do lado direito. Em "Textos produzidos" está o artigo que Layssa e Felipe apresentaram no V Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic) em Natal, em dezembro, e que escrevemos a seis mãos (a organização do Enalic exigia que textos de bolsistas de iniciação à docência viessem em co-autoria com a coordenação do Pibid).
Uma preocupação constante, em todas as seções, foi valorizar a autoria dos textos, fotografias e demais documentos produzidos pela equipe.
"Material didático" é a seção que menos conteúdo tem, por enquanto. Mas isso pode ser alimentado com o tempo.
O site, como sabem, é resultado de diversas reuniões em que refletimos sobre quais seriam as funcionalidades da página e qual seria seu conteúdo. Foram reuniões minhas com os bolsistas, nossas com a Suemi e com Rodrigo Rego, o profissional contratado para a elaboração do site, e da equipe com a CAP - pelo menos em um momento apresentamos a vocês como estávamos pensando em fazer o site, lembram? Rodrigo desenvolveu o desenho do site, mas quem o implementou foi a TIC da FGV. Nas últimas semanas troquei mensagens quase diárias com a TIC para dirimir dúvidas e solicitar modificações nas funcionalidades do site, pedidos que foram sempre prontamente atendidos.
Bom, como disse, fiquei contente com o resultado. Como sabem, Ynaê assumiu a coordenação institucional do Pibid, em função de minhas novas atribuições na Uerj. Desejo boa sorte e muito sucesso para ela e vida longa ao programa!
Abraço em todos,
Verena