SAERJ E SAERJINHO COMO AVALIADORAS ESTADUAIS DOS CONHECIMENTOS ESCOLARES DE HISTÓRIA
Felipe Brito Macedo; Layssa Bauer Von Kulitz; Verena Alberti
Resumo
Ao iniciarmos o projeto Pibid-FGV História, em março deste ano de 2014, no Colégio Estadual Amaro Cavalcanti (Ceac), na cidade do Rio de Janeiro, nós, integrantes do projeto, nos deparamos com muitos problemas cotidianos da rede estadual de educação. Entre esses problemas, atentamos para as provas do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), elaboradas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora, cuja implantação envolve algumas disputas políticas. Trata-se de uma avaliação unificada para toda a rede estadual, surgida em 2008,, no contexto de implantação de sistemas de avaliação estaduais e municipais censitários em todo território brasileiro, principalmente a partir de 2005, após a implantação da Prova Brasil. Devido aos maus resultados do Rio de Janeiro nas avaliações federais, diversas mudanças ocorreram na política educacional, e o Saerj surgiu no contexto dessa nova orientação, como avaliação diagnóstica, com conteúdo alinhado a um currículo mínimo revisado e padronizado para toda a rede.
CLIQUE PARA BAIXAR O TEXTO COMPLETO